segunda-feira, outubro 16, 2006

O Brasil pode ser muito melhor

1. porque o GOVERNO LULA é uma conquista da coragem do Povo Brasileiro que desenha para si alternativas nos planos econômico, político e social. O Brasil, enquanto povo, raras vezes deu tamanho passo para fora das amarras impostas por governos passados, as quais tantas vezes o colocaram à beira da falência não só econômica, mas sobretudo ética e moral. Esse governo mostra ser viável uma ruptura pacífica com essa prática política dominante desde sempre na história brasileira, que organiza o Estado e gerencia o governo em benefício de poucos, moendo gente e gerações.

2. porque os indicadores econômicos e sociais, formas objetivas e imparciais de análise de um governo, mostram que O GOVERNO LULA, trabalhando na adversidade, já produziu melhores resultados que os governos brasileiros dos últimos 20 anos.

3. porque o GOVERNO LULA, apesar das pressões sociais acumuladas, demonstrou sabedoria para enfrentar os problemas colocados, sem destemperos ou concessão a provocações, conduzindo-se com serenidade na missão que lhe foi confiada.

4. porque o GOVERNO LULA enfrenta os problemas históricos da política brasileira com coragem e racionalidade, por exemplo, na questão da corrupção, a qual ele trata como deve ser: caso de polícia e não de política. A continuação de seu governo significa possibilitar e aprofundar a apuração técnica do que nunca foi apurado, passando este Brasil a limpo pra valer.

5. porque o GOVERNO LULA, indiretamente, enfrenta a questão da segurança pública com maior eficiência, sobretudo, ao melhorar as condições de vida dos mais carentes e, por isso, assediados pela criminalidade. O discurso vazio da eficiência, desacompanhado de medidas sociais, já se mostrou falho, permitindo, por exemplo, o fortalecimento de organizações criminosas como o PCC em São Paulo.

6. porque o GOVERNO LULA mostra que é possível esbarrar a política do grande capital que, em nome dos lucros desumanos, levou milhões de brasileiros ao desemprego. Isso, sem que o país sofresse os traumas de uma ruptura social, a qual já se via no horizonte.

7. porque medidas como o bolsa-família, o crédito consignado, o apoio à agricultura familiar e outras iniciativas concretas do GOVERNO LULA beneficiam milhões de pessoas. Essa é uma dimensão maior do conceito de crescimento econômico, o qual, sem reflexos na vida social, nada significa senão para os mesmos e poucos de sempre. Esse conceito, infelizmente, foge à capacidade de entendimento dos tecnocratas liberais, para quem pessoas podem ser reduzidas a números e cifras.

8. porque o GOVERNO LULA mostrou grandeza no diálogo respeitoso com os movimentos sociais organizados, sobretudo dos trabalhadores e excluídos, tratados desde há muito como casos de polícia e meros problemas sociais, quando na verdade são parte e início da solução.

9. porque o GOVERNO LULA representa sentimento de pertencimento coletivo e comunidade de destino, com valores políticos novos e participação efetiva de extratos antes excluídos, sob a luz da solidariedade, que se contrapõe às trevas do conservadorismo neo-liberal daqui e do mundo.

10. porque o GOVERNO LULA ousou dar os primeiros passos no sentido de concretizar a inclusão social de amplos setores da juventude de renda mais baixa, facilitando-lhes, inclusive, o acesso ao ensino técnico e universitário, para os quais isso nunca passou de um sonho.

11. porque o GOVERNO LULA reorienta a política externa brasileira, colocando o Brasil em rumos que, antes, sequer foram ousados, e enfrenta a Globalização de forma muito mais eficiente e responsável, inclusive perante "parcerias" antigas, mas sempre tão pesadas para nós. Sua política internacional, sem faltar aos interesses do Brasil, resiste aos atentados contra povos indefesos e não vacila em rechaçar a prática dessas mesmas práticas contra o povo irmão boliviano, como alguns não relutam em defender.

12. porque o GOVERNO LULA enfrenta a questão energética e se adianta na implementação de políticas alternativas, para nós e para o Mundo, como, por exemplo, na do aproveitamento dos recursos da biomassa, substitutos necessários dos não renováveis e/ou caros, petróleo, carvão e átomo.

13. porque o GOVERNO LULA, exatamente por reger-se pela solidariedade e por reconhecer o esforço do sofrido Povo Brasileiro, tem sido a garantia contra a continuação da entrega do nosso patrimônio, construído a custa de tantos sacrifícios. O GOVERNO LULA REPRESENTA A APOSTA NA PERSPECTIVA DE UM OUTRO BRASIL, ESTABILIZADO, SOLIDÁRIO, VIÁVEL E E JÁ PROVOU QUE ESTE PAÍS PODE E SERÁ MUITO MELHOR. VOTE 13!

(Contribuição de Walter Sebastião)

Nenhum comentário: