quarta-feira, outubro 11, 2006

Lula amplia vantagem sobre Alckmin após debate

A primeira pesquisa Datafolha após o debate na TV Bandeirantes entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), realizado no último domingo, aponta que a vantagem do candidato petista subiu para 11 pontos em relação ao seu adversário tucano.

A intenção de voto em Lula oscilou de 50% para 51%. Já Alckmin caiu três pontos, de 43% para 40%, em relação a pesquisa anterior publicada no último dia 6.

Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, o candidato do PT à reeleição tem 56% contra 44% do ex-governador de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos.

A pesquisa revelou ainda que Lula e Alckmin tiveram desempenho semelhante no debate de domingo. Para 43% dos que viram o debate, o tucano venceu. Lula foi o melhor para 41%. Mas Alckmin perdeu mais pontos nos segmentos que deram mais audiência e repercussão ao debate, ou seja, os mais escolarizados e de maior renda.

Houve perdas no Sul, onde o tucano apresentava vantagem, e também dos eleitores de Heloisa Helena (PSOL), candidata derrotada no primeiro turno. A comparação é feita com pesquisa feita na sexta-feira passada (5), antes do debate.

Também não houve variação na avaliação do governo. Continua havendo 49% de ótimo/bom, 33% de regular e 17% de ruim/péssimo.

O Datafolha entrevistou 2.868 eleitores em 194 municípios de 25 Estados. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 21.972/2006.


(Charge: Bira Dantas)

Nenhum comentário: