sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Dossiê: não há indícios contra Mercadante, conclui Procuradoria-Geral


Uma boa notícia para o PT, para o governo e para o senador Mercadante. A mídia conservadora elegeu o procurador geral da República como símbolo de probidade porque acatou a denúncia do mensalão. Agora, a legitimidade das suas canetadas se transfere automatica e positivamente para o senador Mercadante, que havia sido bombardeado por conta das ações dos aloprados. Menos mal.


O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o fim das investigações contra o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) no caso da suposta tentativa de compra de um dossiê com informações que ligavam o ex-ministro José Serra (PSDB) à máfia das ambulâncias.

Souza pediu ao STF não abra inquérito contra o senador, após concluir que não há indícios de sua participação no caso. Nesta sexta-feira (23), ele enviou parecer ao ministro Sepúlveda Pertence.
Mercadante foi indiciado pela Polícia Federal (PF), mas cabia ao procurador-geral da República decidir se pederia ao Supremo a abertura de inquérito.

A partir do parecer da Procuradoria, o STF deve arquivar os documentos que citam o nome do senador e enviar o resto da investigação para primeira instância da Justiça. Isto porque não há nenhum outro indiciado com direito a foro privilegiado no Supremo.

Alívio
Mercadante comemorou a decisão da PGR. Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (23) por sua assessoria de imprensa, Mercadante disse estar "feliz porque está se fazendo justiça".

O senador reiterou, ainda, que "não há nem nunca houve qualquer envolvimento, qualquer participação" dele na "condenável tentativa de compra de dossiê".

Leia a íntegra da nota:

"Estou feliz porque está se fazendo justiça. Fui informado que o Procurador Geral da República, Antônio Fernando de Souza, que tem sido extremamente rigoroso em seus atos, realizou uma análise profunda e minuciosa sobre o inquérito, e, finalmente, concluiu pela improcedência do pedido de indiciamento e pelo arquivamento do processo. O que comprova que, como tenho dito e repetido desde o início deste lamentável episódio, que tanto me prejudicou, não há nem nunca houve qualquer envolvimento, qualquer participação minha nessa condenável tentativa de compra de dossiê. Aguardo agora, serenamente, o pronunciamento definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF).

Senador Aloizio Mercadante (PT-SP)"

Nenhum comentário: