segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Acidente da Gol: Globo minimiza erros de pilotos do Legacy

Desculpa do "Bom Dia": conjunto de erros

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 163

. Ontem, domingo, dia 18, discutimos aqui no Conversa Afiada a importante reportagem de Eliane Catanhêde na Folha de S. Paulo sobre a transcrição das conversas a bordo do Legacy (clique aqui para ler “Por que o transponder estava desligado”).

. O ângulo da reportagem de Catanhêde – o desastre foi provocado por um “conjunto de erros” pode ser atribuído à prudência de uma repórter respeitada como ela, que não quer se precipitar e chegar a uma conclusão antes de a investigação acabar.

. Há uma outra hipótese: o ângulo é apenas a repetição do tipo de cobertura da imprensa brasileira – inclusive o de Catanhêde, antes – que foi, sempre, responsabilizar os cretinos dos brasileiros e relevar os erros dos eficientes americanos.

. Esse mesmo ângulo – “conjunto de erros” – se repetiu na cobertura do “Bom Dia (?) Brasil” de hoje, segunda, ao tratar da reportagem de Catanhêde.

. O VT – ou seja, a reportagem propriamente dita – deu a ênfase que o texto de Catanhêde impõe: os americanos não sabiam pilotar o Legacy e o mais importante: O TRANSPONDER, QUE EVITA COLISÃO, ESTAVA DESLIGADO.

. Renato Machado e a vice-líder da Oposição ao Governo, em Brasília, Cláudia Bontempo, porém, colocaram as coisas no trilho de sempre – foi um “conjunto de erros”.

. (Lamentavelmente, não contamos com a contribuição de Miriam Leitão, que certamente nos ofereceria uma explicação sobre a importância do “conjunto de erros” no iminente fracasso do PAC).

. É mais ou menos assim: a fabricação e a condução do Titanic revelaram “um conjunto de erros”.

. Porém, um erro foi fatal: o comandante não viu o iceberg.

. O conjunto de todos os outros erros não teria provocado a tragédia.

. Mas não ver o iceberg provocou.

. Não ligar o transponder foi o erro que provocou a tragédia.

. Não foi “um conjunto de erros”.

. Um é mais importante que os outros – e decisivo.

. Não precisa esperar o relatório final: basta ler a importante reportagem de Cantanhêde.

Nenhum comentário: