terça-feira, fevereiro 13, 2007

Bonner e Fátima emitem opinião em bate papo ao vivo

Jamais imaginaria publicar uma linha que fosse do aclamado (não por nós do Votolula) ex-blog do prefeito do Rio César Maia. Mas - por incrível que pareça - ele faz uma observação importante e curiosa sobre o que assistimos dia 12 de fevereiro no Jornal Nacional. William Bonner e Fátima Bernardes batendo papo sobre o tema do mês da rede Globo, o assassinato do garoto João. César Maia acerta. Se ele usassse seus poderes para o bem...

OPINIÃO NO JN

Ontem no JN, o casal locutor -Bonner e Fátima- introduziu uma conversa em família sobre o caso do menino João. O máximo de informalidade na pergunta a Fátima sobre a entrevista com os pais da criança. Respostas e comentários entre si, opinando -Bonner e Fátima- sobre o caso. Uma inovação. Para quem assistia, a opinião não era da emissora, mas opiniões pessoais, como se estivessem em família, do casal.
Em artigos recentes no jornal o Globo, o diretor executivo de jornalismo da TV Globo -Ali Kamel- defendia a tese que no jornalismo se deve ter o máximo de objetividade na cobertura dos fatos. E opiniões, só em editoriais. Mas ontem o JN inovou. Foi além da opinião editorial, além da opinião do tipo-âncora,( Casoy por exemplo), e avançou para um tipo de opinião informal, casual, em família. É possível que isso dê mais força a opinião e sensibilize mais a audiência. No entanto, vale a pena avaliar do ponto de vista do jornalismo esta inovação. Especialmente o que acha o jornalista Ali Kamel dela. "

Nenhum comentário: