quarta-feira, agosto 09, 2006

Combate à corrupção é marca do governo Lula

Em e-mail recebido por este blog do leitor Chicão Dois Passos, veio a nota publicada na Folha de São Paulo do último dia 6:

"A PF fez um levantamento para Lula das 75 operações realizadas desde janeiro de 2003 em todo o país, concluindo que só nove das quadrilhas começaram a agir durante o seu governo. As demais 66 eram anteriores, 61 delas da época de Fernando Henrique Cardoso. Segundo Lula, ele pediu a lista para desfazer a impressão de que as redes de corrupção proliferaram no seu governo. O que houve, diz, foi justamente o contrário: as quadrilhas são antigas, a novidade é que estão sendo desbaratadas."

O leitor Chicão ainda manda seu recado:

"Se o povo brasileiro não apoiar o presidente que permite a investigação de políticos importantes, de empresários poderosos e de gente que tenta atuar em seu próprio governo, nunca mais nenhum político vai permitir que elas aconteçam. Se o povo brasileiro não apoiar quem investiga, todos os políticos vão considerar investigação de corrupção como um suicídio político. Se agirmos assim chegaremos a situação de que quem investiga é punido pelos eleitores e quem não investiga fica fazendo discurso sobre ética, enquanto o bandalheira corre solta, como acontece em certo estado industralizado do sudeste do Brasil. Aqui em S. Paulo existe uma corregedoria do estado. Alguém sabe o que eles investigaram? Desafio qualquer apoiador do Alckmim a revelar uma única operação desencadeada por investigação desta corregedoria ou pela Polícia do Estado. Que investigação eles fizeram que prendeu "gente importante"? NENHUMA. E não me venha dizer que em SP é diferente do resto do Brasil... Que aqui os deputados são honestos... Para quem gosta de sujeira debaixo do tapete e político livre, com cara de honesto, fazendo discurso, pode votar no Alckmin. Para mim Alckmim é a certeza da impunidade, assim como foi na era FHC. É por isto que eu vou de Lula."

Falou e disse a voz do povo! quem há de contestar?

Enquanto isso, no site do PT, o deputado Fernando Ferro (PE), vice-líder do PT na Câmara, afirmou nesta quarta-feira que "o combate à corrupção é uma das marcas do atual governo. Isso nos diferencia dos tucanos. Eles hoje fazem um discurso moralista, mas é um discurso que não se sustenta no passado de impunidade e omissão".

Para ele, o esforço do governo Lula no combate à corrupção "é infinitamente superior" ao da gestão passada. "Primeiro, pelas próprias ações da Polícia Federal, que tiveram extensão e quantidade muito superior no nosso governo. Depois, porque o atual governo não tem poupado aliados – diferente do que ocorreu no governo passado, quando delegados eram afastados de casos quando tentavam investigar tucanos"

As ações Polícia Federal no combate ao crime cresceram 815% entre 2002 e 2005. Nos dois últimos anos da gestão de FHC, foram realizadas apenas 20 operações, com a prisão de 54 pessoas – uma média de 27 capturas por ano. Durante o governo Lula, a Polícia Federal realizou 183 operações e 2.961 prisões – uma média de 987 presos por ano. Na área específica de combate à corrupção, foram presas 1.300 pessoas (entre elas, 515 servidores públicos e 130 agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal).

Na gestão FHC, foram engavetados vários escândalos. Um levantamento elaborado pela Liderança do PT na Câmara em maio de 2005 revela que o governo passado obstruiu a instalação de várias comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Segundo o documento, para driblar as investigações no Legislativo, a base aliada do ex-presidente lançava mão de duas estratégias: a pressão para que os pedidos de investigação não alcançassem o número de assinaturas necessárias e o esvaziamento de investigações em andamento.

Para relembrar alguns dos escândalos que tiveram as investigações abortadas ou esvaziadas pelo tucanato, visite este blog, que já foi divulgado por aqui antes, mas nunca é demais relembrar...

Um comentário:

Anônimo disse...

Avisa eles pra não prenderem mais gente do PT senão vai faltar militante pra abanar bandeirinhas...