terça-feira, agosto 01, 2006

Brasil deixou de ser um país de incertezas, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (1) em São Paulo, durante o 3º Fórum de Economia, promovido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que a economia brasileira entrou em uma nova fase e que já não são necessários grandes esforços para manter a inflação sob controle.

"Conseguimos levar a inflação brasileira a um patamar favorável. Agora não precisamos usar mais o esforço usado antes para manter essa inflação. Não estamos exigindo do BC um grande esforço, apenas manter o atual patamar. É uma nova fase da economia", disse Mantega.

Em defesa do controle da inflação, Mantega afirmou ser "importante para manter o poder aquisitivo da população".

O ministro defendeu a nova política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva. "No período recente, deixamos de ser um país de incertezas, passamos para um ciclo de desenvolvimento. Não se trata mais crescimento efêmero, de um ano, um ano e meio", afirmou.

Ele ressaltou que, agora, o Brasil passa por um crescimento sustentável, devido à expansão do mercado externo e interno. De acordo com Mantega, essa mudança se deu por conta da estabilidade de preços, da responsabilidade fiscal e da redução de vulnerabilidade externa.

O ministro lembrou que daqui a dois meses a taxa básica de juros, a Selic, irá completar um ano de queda. "A taxa de juros vai baixando à medida que se verifica solidez da economia. A Selic continua caindo. Daqui a dois meses teremos quase um ano de redução".

Mantega garantiu que o governo cumprirá a meta fiscal em 2006. "Aposto uma caixa de vinho estrangeiro com vocês que vou cumprir a meta", afirmou.

Nenhum comentário: