terça-feira, agosto 08, 2006

CNT/Sensus: Lula sobe para 47,9% e tucano despenca 7,5 pontos

As intenções de voto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiram de 44,1%, em julho, para 47,9% em agosto. Os dados são da pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (8) pela Confederação Nacional do Transporte.

O candidato da coligação PSDB/PF, Geraldo Alckmin, despencou 7,5 pontos percentuais. Ele tinha 27,2% das intenções de votos em julho e agora tem 19,7%.

Em movimento oposto, a senadora Heloisa Helena (Psol) subiu de 5,4% para 9,3% - o que indica que ela pode estar roubando votos do tucano.

Na seqüência, aparecem Ana Maria Rangel (PRP), com 1,1%; Cristovam Buarque (PDT), com 0,6%; Luciano Bivar (PSL), com 0,4%; José Maria Eymael (PSDC), com 0,3%; e Rui Pimenta (PCO), com 0,1%. Votos brancos, nulos e indecisos somam 20,9%. Considerando apenas os votos válidos, Lula venceria no primeiro turno com 60,5%.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 1 e 4 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob número 12310/2006.

Segundo turno
Lula também cresceu na simulação de segundo truno, indo de 48,6% para 52,5%. Alckmin passou de 35,8% para 29,8%. Os votos brancos, nulos e indecisos, que eram de 15,7%, foram para 17,8%.

Num eventual segundo turno contra Heloísa Helena, o petista passou de 54,7% para 56,9%, enquanto a senadora foi de 22,6% para 22,7%.

Acertos
O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), atribui o resultado à avaliação positiva do atual governo. "Os números mostram que, à medida em que o debate evolui, as pessoas estão avaliando mais positivamente o nosso governo. Isso tem a ver com a política real, com a vida real das pessoas. É um governo que acertou muito mais do que errou e que tem capacidade de corrigir seus erros", afirmou.

Para Fontana, a população percebe que o Brasil hoje está melhor. "Temos o que avançar, mas estamos numa situação muito mais sólida. Conseguimos iniciar um processo de distribuição de renda, atendendo principalmente a população mais pobre", afirmou.

O líder petista ressaltou ainda que a opinião pública percebe o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no combate à corrupção. "A pesquisa indica que as pessoas compreendem melhor da dimensão da ética na política. Vêem que o governo Lula está combatendo a corrupção e desmontando quadrilhas que nunca haviam sido molestadas por investigações", afirmou.

Nenhum comentário: