sábado, agosto 19, 2006

Sai a primeira pesquisa Ibope após o início do horário eleitoral

A nova pesquisa Ibope/TV Globo, divulgada nesta sexta-feira, mostra que o horário eleitoral não teve impacto nas intenções de votos dos candidatos a presidente. De acordo com a pesquisa, os índices dos três candidatos que estão na frente da disputa continuam iguais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope confirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Lula aparece nesta pesquisa com 47%, 26 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que tem 21% das intenções de votos.



Lula, que em julho tinha 44% das intenções de votos, subiu para 46% no dia 4 de agosto e manteve o mesmo índice na pesquisa divulgada no dia 10 de agosto, subiu para 47%. Geraldo Alckmin, que na pesquisa publicada em julho aparecia com 27% das intenções de votos, caiu no mês de agosto. Na pesquisa divulgada no dia 4 ele tinha 25% das intenções, caiu para 21% em 10 de agosto e manteve o mesmo índice nesta pesquisa.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, que em julho aparecia com 8% e subiu na pesquisa divulgada no dia 4 de agosto para 11%, manteve nesta pesquisa os mesmos 12% que aparecia na pesquisa publicada no dia 10 de agosto. Cristovam Buarque (PDT), Luciano Bivar (PSL) e José Maria Eymael (PSDC) aparecem com 1% das intenções de voto. O candidato Rui Costa Pimenta (PCO), que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana, não pontuou. Votos brancos e nulos somaram 8%, e não souberam, ou não opinaram, 9%.

O Ibope também simulou um segundo turno entre Lula e Alckmin. Se a eleição fosse hoje, o candidato do PT venceria com 53% das intenções de votos, 21 pontos percentuais a mais que o candidato tucano, que aparece com 32% das intenções de votos.

Em julho, Lula tinha 48% das intenções, subiu para 50% na pesquisa realizada em 4 de agosto, foi para 51 na pesquisa realizada no dia 10 de agosto, e agora aparece com 53%. Já o candidato do PSDB caiu. Em julho Alckmin tinha 39%, caiu para 36% no dia 4 de agosto, foi para 33% no dia 10, e agora está com 32%.

Aprovação do governo se mantém estável

O índice de aprovação do governo Lula se manteve estável de acordo com a pesquisa Ibope/TV Globo divulgada nesta sexta-feira. O único quesito que variou fora da margem de erro de dois pontos percentuais foi a quantidade de pessoas que desaprova o governo. Na última pesquisa, realizada no dia 10 de agosto, 37% desaprovavam o governo, valor que caiu para 34% na nova enquete.

A aprovação do governo Lula passou de 56%, no dia 10, para 57%. A quantidade de pessoas que não souberam avaliar subiu de 6% para 8%.

O índice de pessoas que avalia o governo Lula como bom ou ótimo se manteve em 41%. Já o nível de quem acha que o governo foi regular subiu de 35%, no dia 10, para 37%. As pessoas que tacham o governo Lula de ruim caiu de 22% para 21% e as pessoas que não souberam opinar subiu de 1% para 2%.

A pesquisa do Ibope ouviu 2002 eleitores em 140 municípios entre os dias 15 e 17 de agosto e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número de 13290-2006.

Nenhum comentário: