SÃO PAULO (Reuters) - Quase todas as negociações de reajuste salarial no primeiro semestre do ano conseguiram pelo menos repor a inflação acumulada nos 12 meses anteriores à data-base, o melhor resultado desde o início da pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), iniciada em 1996.
Das 271 negociações pesquisadas, 82% obtiveram reajuste superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e 14% tiveram reajustes iguais à inflação, segundo a sondagem divulgada nesta quinta-feira.
"As baixas e decrescentes taxas inflacionárias verificadas neste ano, que seguem em declínio e passaram de pouco mais de 5% nos 12 meses anteriores à data-base, permitiram que as negociações registrassem os melhores resultados para um primeiro semestre desde que o Dieese começou a realizar esse levantamento", afirmou o estudo.
O comércio foi o setor que mais obteve reajustes salariais superiores à inflação —91%. Na indústria, esse percentual foi de 84%, e no setor de serviços, de 77%.
Em relação ao primeiro semestre de 2005, houve um crescimento superior a dez pontos percentuais na proporção de reajustes que ao menos conseguiram repor a inflação.
17/08/2006 - 10h09(Por Vanessa Stelzer)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário