sexta-feira, março 16, 2007

Lula: Plano para educação vai recuperar décadas de atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (15) que o governo pretende fazer uma grande reforma na educação brasileira, cujo objetivo é dar um salto de qualidade no ensino e recuperar o atraso das últimas décadas.

A afirmação foi feita durante cerimônia com educadores, professores, reitores, pedagogos e ex-secretários de Educação, no Palácio do Planalto.

O encontro debateu as linhas do Plano de Desenvolvimento da Educação, que prevê investimentos de R$ 8 bilhões nos próximos quatro anos na melhoria da qualidade do ensino.

"A experiência acumulada mostra que o Estado brasileiro, ao longo das últimas décadas, não deu respostas (para os problemas da educação). Houve a universalização do ensino, mas não houve um acompanhamento da melhoria da qualidade da educação. Então, estamos entre os piores do mundo", declarou o presidente.

O presidente afirmou que diversas pessoas foram chamadas para colaborar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Educação, como os ex-ministros Cristovam Buarque (PDT – DF) e Paulo Renato (PSDB-SP). Segundo ele, o governo quer ouvir quem pode contribuir, independentemente de partido.

Violência
Em seu discurso, Lula mais uma vez vinculou a questão da violência e da criminalidade à precariedade do ensino e destacou a importância da educação de qualidade como elemento de combate ao crime.

"Nós temos um estoque de 3 milhões de jovens, de 15 a 24 anos, que pararam de estudar e estão à mercê do crime organizado, de cometer barbaridades que vemos na televisão", disse.

O presidente afirmou, mais uma vez, que é contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. "Ao invés de ficarmos discutindo apenas as exceções, que devem ser punidas, precisamos cuidar dos que representam a regra: jovens pobres que precisam estudar", disse.

Prova Brasil
Lula defendeu que o exame Prova Brasil seja aplicado antes da 4ª série como forma de mapear as condições do ensino fundamental.

“Não temos como esperar quatro anos para fazer uma prova. Ou medimos essas crianças mensalmente, quinzenalmente, semanalmente, diariamente, ou não tem jeito.”

O Prova Brasil é desenvolvido e realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A primeira edição ocorreu em novembro de 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.

O exame aconteceu em 5.398 municípios de todas as unidades da federação, avaliando 3,3 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.

Nenhum comentário: