segunda-feira, março 12, 2007

Desabafo de um "sem mídia"

Publico aqui partes de um post superlúcido do blog de Eduardo Guimarães - cidadania.com, em que propõe a criação do "movimento dos sem mídia", destinado a enfrentar os grandes veículos de comunicação que mentem e distorcem descaradamente os fatos que envolvem ações do governo. Segundo o autor, "começou a sabotagem", com mídia e oposição tucano-pefelê "a bater bumbo e a pedir CPIs visando paralisar o governo, como fizeram durante metade de 2005 e por 2006 inteiro", em função da crise dos controladores, do ano passado.

Se tentarmos entender a mídia brasileira quando trata de política, ficaremos loucos. Essa mídia corporativa, reacionária, engajada politicamente até a raiz dos cabelos, diz que o governo Lula tem um viés antiamericano e pró-populista, pois o primeiro mandatário teria relações estreitas demais com os ditos populistas Hugo Chávez, Evo Morales, Néstor Kirchner e outros governantes de esquerda que estão ascendendo ao poder na América Latina depois do fracasso retumbante do neoliberalismo tucano-pefelê, oriundo do Consenso de Washington. Quando a política externa de Lula, no entanto, desfaz essa teoria mentirosa e ladina ao entabular diálogo de alto nível com o governo norte-americano, essa mesma mídia esquizofrênica tenta passar, através de fotos, fotinhos, fotões e interpretações manipuladoras dos fatos, a idéia de que Lula se submete aos interesses ianques.

É o samba do crioulo doido. Não há saída para Lula na mídia partidarizada deste país. Nada do que ele faça ou diga receberá uma interpretação minimamente isenta e fidedigna dos fatos. O objetivo diário da mídia é desgastar o governo. Não se pode confiar em nada do que a mídia diz sobre política.

(...) Vira e mexe, o crescimento econômico da Venezuela é contraposto ao do Brasil, numa insinuação de que a política econômica de Chávez seria melhor do que a de Lula.

(...) Tudo é distorcido, manipulado com a conveniência da situação, que é sempre a conveniência de causar o maior prejuízo de imagem possível ao governo de Lula e, sobretudo, ao seu titular. Não se sabe mais o que é verdade e o que é mentira. Não se tem a menor idéia do que a mídia omitiu ou do que ela exagerou. Fica-se sempre em compasso de espera sobre tudo o que dizem os meios de comunicação, à espera de que os fatos confirmem ou desmintam o que deu nos jornais, TVs ou rádios.

Um comentário:

CAntonio disse...

Caro Ricardo,

Obrigado por mencionar que o deputado Aracely foi secretário de Turismo de Minas, no governo do Aécio Neves.

SDS.