quinta-feira, julho 13, 2006

Bancada lança livro com ações do governo Lula


A Liderança do PT na Câmara lançou nesta quarta-feira o livro Governo Lula: a construção de um Brasil melhor – a verdade dos números. A publicação traz um balanço das principais realizações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Os dados revelam que um governo, quando comprometido com o interesse nacional e popular, pode fazer avançar, e muito, as condições sociais e econômicas de um país", afirma o líder petista, deputado Henrique Fontana (RS), no texto de abertura.

O livro foi elaborado pelas assessoria técnica e de comunicação da bancada. São 114 páginas com informações sobre a gestão Lula e comparações com os dois mandatos do governo anterior. Os dados são todos oriundos de fontes oficiais. "São dados à prova de balas. Procuramos mostrar aquela comparação da qual PFL e PSDB querem fugir como o diabo foge da cruz", afirmou Fontana.

O livro é dividido em 21 áreas temáticas (Economia; Geração de Emprego e Renda; Reestruturação do Serviço Público; Política Externa; Agronegócio; Agricultura Familiar e Reforma Agrária; Pesca; Petrobras; Segurança Pública e Combate à Corrupção; Educação; Ciência e Tecnologia; Saúde; Assistência Social; Cidadania e Inclusão; Previdência Social; Esporte e Lazer; Juventude; Infra-estrutura; Habitação e Urbanismo; Meio Ambiente e Saneamento Ambiental; e Cultura). Serão impressas 20 mil cópias, cada uma delas ao custo de R$ 2. O livro será pago pelos deputados federais do PT, que contribuíram com sugestões e aperfeiçoamentos ao texto. A proposta do líder Henrique Fontana é de que os parlamentares adquiram cotas com exemplares do livro e realizem lançamentos da publicação em todos os estados do país.

Fontana apresentou o livro durante discurso no plenário da Câmara. Ele destacou que a publicação é "uma prestação de contas do resultados dos três anos e meio de governo Lula". "Este livro estará à disposição de todos aqueles que quiserem adquiri-lo. Procuramos de forma didática comparar cada uma das áreas de ações governamentais e encontramos em cada uma delas resultados positivos, que mostram, numa frase síntese, que o Brasil de hoje, o Brasil de julho de 2006, é bem melhor que o de 1º de janeiro de 2003, quando o governo Lula iniciou-se", afirmou.

O petista destacou algumas informações que merecem destaque na publicação. Na área de Economia, ressaltou que o país tem hoje o menor índice de inflação dos últimos 15 anos. "Demonstramos também com gráficos e dados que a balança comercial brasileira, que sempre foi negativa durante o governos do PSDB e do PFL – coisa sobre a qual o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) não tem falado – evoluiu, chegando ao índice de 44 bilhões de dólares por ano de superávit comercial. Mostramos que as exportações brasileiras duplicaram", disse.

Fontana destacou também que as taxas de juros "explodiram no Brasil durante o governo do PSDB e do PFL". "O gráfico apresentado neste livro mostra claramente que a taxa básica Selic, durante o governo Lula, é menor do que aquela do governo do PSDB e do PFL", afirmou.

O livro informa ainda que o governo Lula recuperou o poder de compra dos servidores públicos, enquanto o governo anterior enfraqueceu a categoria. "Tem um gráfico muito ilustrativo que mostra o desmonte do serviço público brasileiro, durante o governo do PSDB e do PFL. Em 1994, tínhamos 593 mil servidores públicos e chegamos a 2002 com 459 mil – ou seja, com a diminuição da capacidade de o Estado brasileiro atuar. Nós mostramos que esta recuperação, tanto de contratação de servidores públicos, como de ganho real do salário, em muitos casos, não foi feita à custa de qualquer farra fiscal porque mantém um equilíbrio em relação ao percentual de gastos comparados com o PIB", afirmou.

Clique aqui ou no banner acima para fazer o download do livro em formato .pdf.

Fonte: http://www.informes.org.br/

3 comentários:

Clarice disse...

cristiano, nós somos democráticos, não palhaços. se quiser continuar debatendo com argumentos, fique à vontade.

mas não venha usar o espaço do nosso blog pra fazer chacota com o nosso candidato (se pelo menos fossem piadas inteligentes...)

você está na comunidade "fora lula 2006", vá descarregar seus hormônios por lá que é o lugar adequado pra isso. eu nunca invadi nenhum espaço pró-geraldo para desrespeitar, e não vou admitir esse tipo de desrespeito por aqui.

por isso seu comentário foi apagado, e dê-se por feliz de eu ter justificado com educação.

Ricardo disse...

Cristiano baba-ovo, se manda, mané. É isso aí, Clarice. Mostra presses imbecis com quantos posts decentes se faz um blog político.

Anônimo disse...

Censuradoooooooooooooooo!!!!!!!

....ninguém ia ler mesmo, só vcs. Não tem ninguém nesse blog.

Clarice, fui além mesmo, vc está certa. As piadas nem eram boas.

Ricardo, eu baba-ovo? Eu não tenho um blog do meu candidato, vc tem, vc é o baba-ovo. E vc me chama de mané e vem falar de decência.