A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira mostra a continuidade da melhoria da avaliação positiva do governo e da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dos 2.000 entrevistados entre os dias 4 e 6 de julho, 41% disseram considerar o governo bom ou ótimo. Em maio, o percentual era de 38,3%. Com a elevação do percentual, a aprovação ao governo chega aos melhores índices desde abril de 2005.
A avaliação negativa do governo, por sua vez, baixou a 19,3% neste mês, abaixo dos 22,2% registrados em maio. É o melhor valor desde maio de 2005.
A popularidade do presidente Lula variou positivamente, mas dentro da margem de erro. Dos entrevistados, 55,8% disseram aprovar o desempenho do presidente contra 37% que disseram reprová-lo. Na pesquisa anterior, 53,9% aprovavam o trabalho de Lula e 37,8% desaprovavam.
Apesar dessas melhorias, um percentual maior de entrevistados passou a considerar o presidente Lula partícipe dos escândalos de corrupção que envolveram o valerioduto e o mensalão.
Na pesquisa de setembro de 2005, 13,5% dos eleitores disseram que Lula tinha participação nos casos. Agora, o percentual subiu para 18,2%, sendo que desse total, 10,2% dizem que o presidente tinha conhecimento prévio dos casos e 5,3% afirmam que ele chegou a participar dos esquemas investigados pelo Congresso Nacional, pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.
Em compensação, o PT, que era responsabilizado por 39,1% dos entrevistados, passou a ser culpado por 22,1% dos eleitores. Para o Congresso Nacional e para o governo, os índices de responsabilização mantiveram-se estáveis: 23% e 11,3%, respectivamente.
FELIPE RECONDO, da Folha Online, em Brasília - 11/07/2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário