quarta-feira, julho 19, 2006

Taxa de juros cai de novo e já é a menor dos últimos 31 anos

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu nesta quarta-feira (19) reduzir a Selic, a taxa básica de juros da economia, em 0,5 ponto porcentual. Com isso, a taxa, que estava em 15,25%, caiu para 14,75% ao ano. Com esta decisão, o BC proporcionou algo inédito para o País: uma taxa básica em 14,75% ao ano, a menor da história em 31 anos, de acordo com a série disponibilizada pelo BC.

Mas a taxa de juro real - descontada a inflação - ainda é de mais de dois dígitos, acima dos 10%, justamente por causa de outro feito, a de inflação jamais conseguida, menor que 5% ao ano.

A decisão de hoje foi tomada de forma unânime pelos membros do Comitê e não há indicação de viés, o que significa que o juro permanecerá neste patamar até a próxima reunião do Comitê, marcada para os dias 29 e 30 de agosto. A ata da reunião será divulgada na quinta-feira (27). A redução de hoje foi a nona consecutiva promovida pelo BC, desde o início do processo de flexibilização, iniciado em setembro de 2005.

A frase contida no comunicado do Copom é a mesma da reunião anterior, apenas com ajuste em relação à nova taxa: "Dando prosseguimento ao processo de flexibilização da política monetária, iniciado na reunião de setembro de 2005, o Copom decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic para 14,75% ao ano, sem viés, e acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

Nenhum comentário: