terça-feira, julho 25, 2006

Ibope: Lula vence no 1º turno; projeção de 2º turno é pura viagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje pelo "Jornal Nacional", da TV Globo. Lula aparece com 44% das intenções de voto.

A taxa de intenção de voto no candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, foi de 27%. A taxa de intenção de voto na candidata do PSOL, Heloísa Helena, foi de 8%.

A pesquisa Ibope não comparou a evolução da taxa de intenção de voto atual com o levantamento anterior, pois o instituto entende que o quadro era diferente.

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou que Lula tinha 44% das intenções de voto, seguido pelo tucano Alckmin, com 28%. Heloísa Helena apareceu com 10%.

Num eventual segundo turno, Lula venceria com 48% das intenções de voto contra 39% do tucano Alckmin. Na pesquisa anterior, Lula tinha 53% das intenções de voto contra 31% do tucano. Com isso, a diferença que era de 22 pontos anteriormente caiu para 9 pontos.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 22 e 24 com 2.002 eleitores de 142 cidades do país. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Como não foi possível comparar este resultado com pesquisas anteriores do mesmo instituto, restou à Rede Globo um exercício maluco, que diz um pouco sobre a "torcida" que a nossa burguesia tem feito desde 2003: publicar a simulação de um segundo turno para uma eleição QUE NÃO TEM SEGUNDO TURNO... Do ponto de vista metodológico é irrelevante, pois não seríamos chamados a declarar nossa segunda opção caso o pleito se encerre com a declaração da primeira, concordam?

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz, esa foi fda!!! Seg turno em eleição que acaba no primeiro é simplismente impossível. Valeu, Ricardo, acorda nação!!!

Anônimo disse...

Acho que vcs estão enganados...
meu voto de confiança o Lula não tem mais...
o de minha família tbm...