quarta-feira, julho 12, 2006

Queda na rejeição a Lula surpreende até analistas

Luiz Inácio Lula da SilvaA elevada rejeição aos candidatos da oposição à presidência, apontada na pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, surpreendeu até mesmo analistas políticos. Entre maio e julho, a rejeição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 34,7% para 32,4%. Os candidatos de oposição também tiveram queda entre maio e julho, mas os índices continuam elevados.

Pelos dados recolhidos, 35,8% dos eleitores disseram que não votariam no candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, "de jeito nenhum". A rejeição à candidata ao PSOL, Heloísa Helena, é de 46,4%, enquanto o candidato do PDT, Cristovam Buarque, tem rejeição de 45,3%.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que o presidente Lula registrou o pior índice de rejeição no ano passado, na época do escândalo do mensalão, quando mais de 40% dos eleitores diziam que não votariam para reeleger o presidente de jeito nenhum. Desde então, vem recuperando seus índices de popularidade ao mesmo tempo em que cai a rejeição.

'Colchão amortecedor'

"De uma hora para outra o eleitorado passou a avaliar os aspectos econômicos e isso está servindo de colchão amortecedor do presidente Lula", afirmou Guedes. "O eleitor está analisando esta eleição com o bolso", diz ele. De acordo com a pesquisa CNT/Sensus, 41% dos ouvidos avaliam o atuação do presidente como positiva, o maior índice desde abril do ano passado.

Neste raciocínio, segundo Guedes, o eleitor avalia que é melhor ficar com um candidato conhecido que está melhorando os indicadores econômicos do que um candidato desconhecido. "Dos 44% que dizem que vão votar no Lula, boa parte não votaria em outro candidato de jeito nenhum", analisa. (...)

'Polarização'

"É surpreendente, porque geralmente o candidato que está no governo tem um índice de rejeição maior do que a oposição", diz o cientista político Leonardo Barreto, professor da Universidade de Brasília (UnB). Para ele, a rejeição ao candidato do PSDB deve-se à polarização da eleição entre ele e Lula e não necessariamente a uma crítica ao candidato em si. "Vejo duas explicações: ou as pessoas rejeitam porque não conhecem, ou porque já decidiram votar no Lula e não vêem a possibilidade de mudar", diz Barreto.

Na intenção de voto, a pesquisa repete o resultado das pesquisas Datafolha e CNI/Ibope divulgadas nas últimas duas semanas, que mostram crescimento do candidato Geraldo Alckmin, sem roubar votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que continua liderando e pelo retrato atual venceria a eleição no primeiro turno.
(...)

(

Nenhum comentário: