quinta-feira, setembro 21, 2006

Pesquisa falsa tenta ludibriar o eleitor

A manipulação de informações continua sendo a estratégia dos opositores da campanha do presidente Lula para criar suspeitas sobre a veracidade das pesquisas eleitorais feitas por institutos brasileiros. Circula por aí um e-mail com supostos dados do Ibope em que o presidente Lula estaria com 40% das intenções de voto e Alckmin com 31%, "comprovando" uma redução drástica na preferência popular do candidato Lula.

O texto tem a função clara de propagar a contra-informação. O eleitor, ao se deparar com esses números, presume que os partidos citados tenham informações privilegiadas e que portanto a pesquisa seria fraudada.

Sobre este assunto o gerente de comunicação do Ibope, Marcelo Alvarenga, divulgou uma nota oficial no dia 15/9/2006 para repudiar as informações, afirmando que "não existem, até o momento, pesquisas nacionais do Ibope Opinião com resultados que apontem a vitória do candidato Geraldo Alckmin". O comunicado oficial pode lido logo abaixo:

Esclarecimento público
Comunicado do Grupo IBOPE sobre pesquisas eleitorais


Com relação ao e-mail distribuído via internet, em que a origem de um boletim com supostos resultados de pesquisas eleitorais é atribuída ao IBOPE, o Grupo esclarece que:

Não existem, até o momento, pesquisas nacionais do IBOPE Opinião com resultados que apontem a vitória do candidato Geraldo Alckmin. Esse e-mail é mentiroso.

Todas as pesquisas do IBOPE Opinião realizadas para divulgação estão à disposição para consulta no TSE e também em nosso portal www.ibope.com.br, como rege a legislação eleitoral.

O IBOPE é reconhecido pela imparcialidade, precisão e qualidade das informações divulgadas, não havendo, portanto, qualquer tipo de manipulação das pesquisas. O IBOPE rechaça qualquer acusação desse gênero, pois não se presta a esse papel.

São Paulo, 15 de setembro de 2006.
Marcello Alvarenga
Gerente de Comunicação do Grupo IBOPE



Enquanto isso, pesquisas verídicas confirmam vitória de Lula

As pesquisas dos institutos Vox Populi e Ibope, divulgadas no início da noite de hoje (21) confirmam que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luis Inácio Lula da Silva seria reeleito no primeiro turno. Ambas as pesquisas mostraram um quadro de estabilidade, com variações acontecendo dentro da margem de erro.

Na análise do Vox Populi, divulgada no Jornal da Band, Lula obteve 51% das intenções de voto, ante 50% da pesquisa anterior, divulgada em 1º de setembro. Já Geraldo Alckmin (PSDB) passou de 25% para 27%. A variação mais expressiva foi a da senadora Heloísa Helena (PSOL) que caiu fora da margem de erro, de 9% para 5%. Cristovam Buarque (PDT) saiu de 2% para 1%. A sondagem foi realizada nos dias 16 e 19 de setembro, com 2.000 eleitores de todo o país, e tem uma margem de erro de 2,2%.

Na pesquisa Ibope, divulgada no Jornal Nacional, o presidente oscilou de 50% para 49%. Geraldo Alckmin oscilou de 29% para 30%, enquanto Heloísa Helena permaneceu com 9%. Num eventual segundo turno, os números também se mantiveram inalterados: Lula oscilou de 53% para 52%, enquanto o tucano manteve-se com 37%. O instituto ouviu 3.010 pessoas entre os últimos dias 18 e 20. A margem de erro da pesquisa é de 2%.

6 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, Clarice, que bom!

Não este esperneio dos perdedores com e-mail falso, um absurdo; mas sim a lincagem do "Anti-golpe" no índice do teu blog.

Estou ajudando o Marcelo Carota, jornalista mineiro responsável pelo gerenciamento do Anti-golpe, a divulgar o endereço.

Resta-me, então, agradecer, e desejar boa luta, companheira!

Abraço!

Anônimo disse...

Qualquer cidadão que precise tirar do banco uma quantia significativa, precisa avisar com a antecedência de, pelo menos, 24 horas, e terá ainda de assinar documentos e registros de saque, contendo seu nome, CIC etc. Pois bem, como é que se explica que dois militantes do PT sejam presos com quase dois milhões de reais, e a Polícia Federal, depois de quase uma semana de trabalho, ainda não tenha sido capaz de identificar os bancos, as contas correntes e os sacadores dessa dinheirama? Afinal de contas, para que serve o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras)? Será possível que esse órgão do Ministério da Fazenda, que deve ser obrigatoriamente comunicado pelos bancos acerca de transações acima de determinado valor, bem como informado sobre a proposta ou realização de operações suspeitas, não tenha qualquer registro desses saques? Hum! Sei não...

Clarice disse...

pois é, anônimo, eu tb gostaria MUITO de saber de onde veio esse dinheiro, acho que isso esclareceria muitas coisas para pessoas como você que ainda acreditam mesmo que o pt seria burro o suficiente pra atirar no próprio pé às vésperas de uma eleição que todas as pesquisas indicam como ganha.

mas infelizmente a quadrilha que armou isso é especialista em não deixar rastros, por isso talvez só mesmo depois das eleições venhamos a saber a verdade dos fatos.

eu só espero que seja a tempo de evitar o GOLPE sujo e revoltante que os seus defendidos estão armando, descaradamente e com o apoio da grande mídia brasileira, como se o povo fosse um mero marionete de seus caprichos.

Anônimo disse...

Até agora são APENAS 11 petistas envolvidos nesta estória de dossiê onde o Pt conseguiu a proeza de acertar os dois pés com um único tiro.
Assim como ainda não apareceu a origem da grana tbm não apareceu ninguém de fora do PT nesta trapalhada...

Clarice disse...

odair, pense bem no que você mesmo escreveu!
não "apareceu" a origem do dinheiro?
não "apareceu" ninguém de fora do pt?
quem "mostraria", se "aparecesse"? a mídia, não é? que está do lado de quem?
e a quem interessa acertar os dois pés do pt? vc acha mesmo que o pt sozinho ia ser burro a esse ponto, de acertar os dois pés tentando atirar num cachorro morto?
acorda! é óbvio que tem muita coisa mal explicada aí, mas a hipótese mais absurda de todas é essa que nossa imprensa está tentando nos enfiar goela abaixo!

Anônimo disse...

Foi tão bem armado pelas "zelites" do PSDB, mas tão bem armada que a PF "republicana" só pegou petistas...

ACORDA!!!
Foi mais uma trapalhada do PT... É muita gente incompetente junta em "cargo de confiança"...
Dá nisso!
Grana de corrupção rolando solta...
qualquer aloprado com mais meia dúzia de assessores aloprados querendo salvar a candidatura do Mercadante e SIFÚ...

Mas isto tudo vai ficar apurado como ficou com o Waldomiro e os dólares na cueca do assessor do irmão do Genoíno.