quarta-feira, setembro 13, 2006

Indignação serôdia (tardia)

O Votolula abre espaço para uma manifestação polêmica de uma personalidade polêmica. Antonio Delfim Netto. Gostemos ou não dele, rejeitemos ou não sua proximidade com o governo Lula, o certo é que Delfim é um intelectual que tem influência sobre a agenda nacional. Não gostar dele é um direito. Deixar de ouvi-lo não é bom conselho.

UM DOS aspectos mais desoladores do panorama brasileiro é a manifestação explícita de desilusão revelada por destacados membros do que se supunha ser a nossa "intelligentsia". Tidos e havidos como "democratas radicais", recusam agora, raivosamente, os resultados das pesquisas eleitorais. Estas parecem revelar que o "povo" já não os escuta e não os obedece. Pior, parece dar muito pouco valor aos seus rocamboles acadêmicos e aos tardios ataques de indignação e falsa moralidade.
É claro que a política sem ética é inaceitável e que os desvios morais jamais poderão ser perdoados. Mas é claro, também, que os diferentes protagonismos desses erros tendem a nivelar, aos "olhos do povo", as diferenças éticas. A compra de votos no Congresso para a aprovação da "reeleição sem desincompatibilização" parece que foi feita sem o conhecimento do senhor ex-presidente: foram os prefeitos e governadores que "convenceram" os deputados sem que ele soubesse! O "mensalão" também parece que foi feito sem que o atual presidente soubesse. A pequena diferença é que, no primeiro caso, o governo impediu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os fatos. No segundo, ela funcionou livremente...
Logo, a tardia indignação não tem origem nas igualmente condenáveis violações éticas a que a sociedade assistiu estarrecida. Esta percebe claramente que, escondidos na extemporânea indignação, estão, pura e simplesmente, o imenso narcisismo e a vaidade ferida diante da possibilidade de um triste e final "despacho" para a história... O inconformismo dos intelectuais e suas novas dúvidas sobre a inteligência do "povo" ignoram um fato elementar, estatisticamente comprovado. Recentíssima pesquisa que compara o governo de FHC com o de Lula perguntou se a economia do país (na opinião do consultado) havia melhorado, ficado igual ou piorado. Teve como resposta o seguinte:
A sociedade percebeu o infeliz nivelamento ético, que agora se tenta diferenciar por uma indignação serôdia e oportunista e levou a discussão para o campo pobre da economia. Não há, portanto, nenhuma razão objetiva para que os nossos ex-quase intelectuais deixem de confiar na intuição do "povo", agora sociologicamente classificado por eles como a "massa dos não-informados"...

Delfim Netto - Folha de São Paulo, 13/09/2006

Nenhum comentário: