sexta-feira, setembro 15, 2006

Chora, Lavareda: Lula tem 50%, Alkimin 29%, aponta Ibope

Na contramão das especulações dos "analistas de pesquisa" do pefelê-tucanato, especialmente o Antonio Lavareda, segue aí a realidade das intenções de voto no presente momento da corrida presidencial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, aparece com 50% das intenções de voto em pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (15/9). Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), tem 29%. A candidata do PSOL, Heloísa Helena, pontua com 9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a CNI, os demais presidenciáveis somariam 3% das intenções de votos. Entre os eleitores entrevistados, 4% não souberam ou não opinaram e 5% votariam em branco ou nulo.

O levantamento realizado para a Confederação Nacional da Indústria foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16982/2006. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre 9 e 11 de setembro, em 141 municípios do país.

Pesquisa anterior
A diferença entre os dois principais adversários era de 19 pontos percentuais (44% e 25%) e agora é de 21 pontos. Em pesquisa anterior, realizada pelo Ibope entre 29 e 31 de julho para a CNI, com 2.002 eleitores, os números apontavam Lula com 44% das intenções de voto, contra 25% de Geraldo Alckmin (PSDB) e 11% de Heloísa Helena (PSOL).

Cristovam Buarque (PDT) e Luciano Bivar (PSL) apareciam cada um com 1% das intenções de voto. Os candidatos José Maria Eymael (PSDC) e Ruy Pimenta (PCO) não pontuaram neste levantamento do final de julho, em que os votos brancos e nulos somam 9%, e 9% dos entrevistados não opinaram.

Na época, o número de eleitores que considerava o governo ótimo ou bom estava em 40%, e o índice de aprovação havia recuado de 60% para 55%.

Agora, em setembro, a avaliação positiva do governo Lula subiu para 49%, enquanto a avaliação regular caiu de 40% para 33% e avaliação negativa, quando o eleitor classifica o governo de "ruim ou péssimo", também recuou, de 19%, em julho, para 16%.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso foi antes ou depois do assessor "ESPECIAL" da presidencia se envolver num negócio ilícito de compra de dossiês com dinheiro de "caixa dois" ??

Anônimo disse...

O PT sozinho dá conta de atirar nos dois pés. é mole?

quem precisa de oposição?

pra que?é muita imcompetencia

Anônimo disse...

O eleitorado que confere a Lula mais da metade dos votos válidos, segundo as recentes pesquisas, não é golpista. É bolsista, formado por três grupos: os muito pobres, os muito ricos e os muito fiéis. Os muito pobres dependem da bolsa família, da bolsa escola, da bolsa partido, da bolsa invasão de terra, e da bolsa assentamento improdutivo; os muito ricos dependem da bolsa lucro bancário; e os muito fiéis dependem da bolsa-boca (boca no governo, na estrutura partidária e nas inúmeras ONGs que o partido organiza para distribuir dinheiro à militância).