domingo, setembro 24, 2006

Estadão continua na torcida por Alckmin

Essa é muito boa, e retiramos do blog do Zé Dirceu. O Estadão está fazendo a festa, e muita figa também, por causa de sua pesquisa que vê redução da distância que separa as intenções de voto em Lula e Geraldo. Pois não é que Dirceu nos lembra que a pesquisa é mais antiga do que a Datafolha de sábado? E com maior margem de erro também? E menor amostra? Vejam só a que ponto o jornalão chegou - e a CBN só fala nisso neste domingo...

O Estadão continua na torcida: "Dossiê Vedoin tira 2 pontos de Lula e cresce chance de 2º turno" – e até se dá ao luxo de mudar o nome do caso atual, que começou sendo chamado de "dossiê Serra, para não citar o candidato tucano ao governo de São Paulo.

A pesquisa destacada pelo Estadão é do Ibope e mostra Lula com 47%, 3 pontos à frente da soma dos demais – Alckmin subiu 3 pontos e tem 33%. Mas o jornal lembra que "Vantagem é maior em outra pesquisa sobre Presidência", sobre os resultados do Datafolha divulgados no sábado. Neste levantamento, Lula tem 49%, 8 a mais do que a soma dos demais – Alckmin tem 31%.

A pesquisa do Ibope foi feita ao longo de três dias, com 2.002 eleitores e em 141 municípios brasileiros, entre os dias 20 e 22 de setembro, com margem de erro de 2 pontos. A do Datafolha é mais recente, foi feita na sexta, e tem uma abrangência maior.

Fonte: http://blogdodirceu.blig.ig.com.br/

4 comentários:

Ubiratan Rosa Passos disse...

Clarice ou Ludmila:
Afinal de contas, em quem acreditar?
Há pesquisas para todos os gostos, mas o Eduardo Magalhães, em seu blog, há muito vem chamando a atenção para manipulação de pesquisas, principalmente pelo triunvirato IBOPE/Datafolha/Globo.
Ora, a pesquisa Datafolha (embora eu tenha minhas desconfianças dos seus números, também), é mais recente e mais abrangente, dando uma vantagem maior para o Lula.
A Vox Populi, embora divulgada pouco antes (dia 20) mostrava uma vantagem de 24 pontos! Portanto, já abrangendo cerca de uma semana do escândalo do tal, e mal explicado, dossiê.
Cheiro de mutreta, e grande. Posso estar enganado, mas..
O que vocês têem a dizer sobre isso?

Clarice disse...

Ubiratan, sinceramente, acho que agora só devemos acreditar nas urnas! A oposição já se mostrou disposta a apelar a todo tipo de golpe baixo, manipulação de pesquisas é café pequeno pra essa gente. Não nos devemos deixar manipular, eu mantenho minha confiança e minha convicção, e continuo fazendo a minha pequena parte, que alertar a quem eu puder sobre a gravidade da situação...
Abs!

Toninho disse...

Esses escandalos todos envolvendo petistas não ajudam em nada...
e ainda não apareceu de onde veio os dólares e os reais, porque demora tanto? a quem interessa?

Ricardo disse...

Sugiro a leitura da análise que o Marcos Coimbra faz para a Carta Capital deste final de semana. Ou ainda que se leia a matéria do Estadão, na sexta passada, em que o professor emérito Fábio Wanderley Reis, da UFMG, analisa o forte favoritismo de Lula. Entre tanta cortina de fumaça, tanta "torcida", como indica o Zé Dirceu, parece que a verdade indica para a vitória de Lula no priemiro turno. Abs!