segunda-feira, junho 12, 2006

Estudo mostra que crianças do Bolsa Família fazem três refeições ao dia

A maioria das crianças atendidas pelo programa Bolsa Família faz hoje três refeições ou mais ao dia. Nas casas onde há crianças, o consumo de leite é maior e têm um cardápio mais diversificado que inclui frutas, biscoitos e macarrão. Esses são dados verificados em levantamento feito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. O Bolsa Família é o principal programa de transferência de renda do governo federal, atingindo cerca de 9,2 milhões de lares carentes no país.

O estudo mostra também melhoria na qualidade da alimentação e aumento na quantidade dos produtos consumidos pelo grupo familiar beneficiário do programa.  Das crianças atendidas pelo programa, cerca de 94,2% fazem três refeições diárias. E o consumo de leite aumentou, atingindo 70% das famílias.

Na visão dos beneficiários, a variedade e a quantidade dos alimentos consumidos melhoraram muito após o recebimento dos recursos. A mudança foi mencionada por 73,3% dos entrevistados. Conforme a pesquisa, os entrevistados disseram que os principais alimentos que faltavam na mesa das famílias eram as frutas (26,4%) e as carnes (26,2%), seguidos de legumes e verduras.

De acordo com a pesquisa, independentemente do valor do benefício recebido, quando a família tem crianças, o consumo de leite é maior entre 65% a 70%. Com as famílias sem crianças o consumo fica em torno de 38% a 48%. A aquisição de macarrão, pão, biscoito e frutas é maior entre as famílias que têm crianças para a faixa de recebimento mensal do benefício acima de R$ 80. Das crianças beneficiadas pelo Bolsa Família, 84% fazem pelo menos uma refeição na escola.

Nenhum comentário: