quinta-feira, junho 15, 2006

Brasil: passos firmes rumo à soberania de fato


O gráfico analisa de forma comparativa o comportamento das bolsas de valores em alguns dos principais mercados de países emergentes.

Como fica a situação do Brasil neste contexto?

Será que o governo Lula foi realmente tão eficiente como proclama?

Nada como uma crise mundial para que se constate em definitivo a excelência administrativa de um governo ou o seu total fracasso. Dois fatores contribuem para que a crise de 2006 seja considerada uma das piores da história:

1- o desempenho ruim da economia norte-americana
2- a elevação para níveis insuportáveis no preço do petróleo

Mesmo assim, em virtude dos fundamentos sólidos desenvolvidos pela equipe do governo Lula, nada de grave aconteceu ao Brasil. A conjuntura da crise nos apresenta um Brasil com crescimento industrial, crescimento na área de serviços, crescimento forte no setor agrícola e de construção civil, fortalecimento das exportações, saldo positivo de investimentos estrangeiros na Bovespa, reservas internacionais reais em US$63000000000,00 (63 bilhões de dólares), dívida externa em acentuada queda, a dívida interna foi definitivamente controlada, a inflação está abaixo da meta do governo, superávit primário e nominal (feito inédito em nossa história), maior redução da miséria na história, maior distribuição de renda na história, água potável e energia elétrica chegando para a maioria dos brasileiros (uma verdadeira revolução no campo), redução real do analfabetismo, maior redução de trabalho infantil no mundo, intensivo combate à escravidão, retorno dos investimentos em escolas técnicas e universidades, reforma e ampliação de toda a trama rodoviária federal (obra feita pelo exército brasileiro), fortalecimento do Mercosul (o México acredita que só um gigante como o Brasil pode proteger a economia mexicana de uma potência como a China).

Os sinais da grande mudança são amplos e poderosos, basta ler os cadernos de economia. E isto é muito importante!

O gráfico acima mostra em definitivo e pela primeira vez, a constatação de que os feitos do governo Lula para o Brasil transcenderam o discurso político e se realizaram na prática! O Governo Lula oferece a você, brasileiro, um país finalmente soberano e independente.

E como foi que o Brasil se comportou durante as chamadas crises do México e da Rússia no governo anterior?

Estes mercados que nada tinham a ver com a nossa economia. O Brasil de então, sob a política de FHC foi entregue à recessão... Nos endividamos, muitas empresas quebraram, o crescimento industrial foi negativo e houve muito desemprego e pranto... E como é com o Brasil de hoje?

A crise atual não envolve emergentes, mas o principal mercado mundial, os EUA. Como fica o Brasil agora enfrentando uma crise tão maior?

O Brasil fica muito bem. O gráfico mostra claramente que com toda a crise do petróleo, com toda a questão dos juros americanos em elevação, a inflação americana causando retração nos mercados mundiais, etc, nada disso afetou o Brasil da forma significativa como antes afetaria. Podemos observar analisando o gráfico que a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) foi a que menos foi afetada entre os emergentes.

O gráfico apresenta duas tarjas para cada país. A primeira representa a variação do dia 13 de junho de 2006, a segunda tarja representa a variação anual. Fica fácil perceber que a nossa Bovespa é a menos volátil entre todas as outras. E isto é mérito dos ajustes econômicos promovidos pelo governo Lula. Um governo que elevou a rentabilidade média da indústria de 7% em 2002 para 17% em 2005. Um governo que pela primeira vez colocou 7 indústrias no ranking das 10 empresas mais lucrativas e 14 no ranking das 20 mais lucrativas!

A novidade, que já foi amplamente anunciada aqui em outras análises é que o governo Lula desatrelou a economia brasileira da economia americana em diversos níveis.

Recordar é viver e um pouco de história salva muitas vidas:

Durante a crise de 29, o mundo quase todo quebrou e vimos a segunda guerra mundial sendo preparada. Poucas economias não foram afetadas. Uma deles foi a economia da antiga União Soviética. Simplesmente porque a União Soviética não tinha parcerias comerciais com os Estados Unidos, logo, se a economia americana fosse bem ou mal, pouco importava isso para a URSS.

Lula e sua equipe fizeram a lição de casa. Até 2002 o principal mercado para o Brasil era os EUA. 70% de tudo o que exportávamos era comprado pelos norte-americanos. Lula e sua equipe trabalharam muito para reverter este quadro. Hoje, mesmo com um grande crescimento do montante exportado para lá o mercado norte-americano não representa mais do que 30% de tudo o que o Brasil exporta. Logo, o governo Lula decretou a independência comercial contra a economia norte-americana. Este é apenas um dos aspectos, existem outros. Todo o acordo comercial feito pelo Brasil a partir de 2003 envolve transferência tecnológica e instalação de plantas industriais em território nacional. Vide a questão da TV digital, onde a tinta da caneta no contrato depende da instalação de uma indústria de chips no Brasil.

Então o governo Lula:

1- diversificou nossos mercados

2- incentivou o desenvolvimento de novas indústrias e a assimilação de novas tecnologias.

Outra questão é de ordem macro-econômica. Tínhamos uma dívida externa galopante, e uma dívida interna inimaginável. Ambas as dívidas corriam em dólar. O governo FHC atrelou nossa economia ao dólar, pelo menos a parte da dívida. Cerca de 50% de nossa dívida interna era titulada em dólar. Nossas divisas eram fictícias e mantidas à base de endividamento junto aos bancos credores internacionais.
O Governo Lula acabou com isso. Realizou swaps da dívida trocando os títulos em dólar por títulos em reais. Usou parte do superávit para acumular reservas internacionais e quitou as dívidas de curto prazo, mais custosas para o país. Até o final de 2006 o Brasil terá mais reservas internacionais do que dívida externa governamental, isto coloca o Brasil pela primeira vez na condição de credor internacional.
Mas tudo isso que escrevi parece ser muito teórico, e até mesmo eufórico. O que interessa mesmo é o resultado. E o resultado não pode mais ser negado.

O Brasil de Lula conseguiu em definitivo blindar nossa economia contra as volatilidades internacionais, em específico, contra a vulnerabilidade norte-americana.

Quero comemorar com todos vocês este extraordinário gol de placa! O Lula conseguiu! O Brasil é um país soberano e agora, independente!

Saudações socialistas á todos e um forte abraço!

[extraído do blog Pedala Oposição – que recomendamos]

2 comentários:

Clarice disse...

pois é, eu nunca escondi que não entendo nada de economia e por isso me recuso a entrar em discussões sobre. mas até eu consigo ver a obviedade do que esse cara escreveu (quem dera minha professora de economia da faculdade conseguisse ser assim tão didática!)!

e depois vem a oposição dizer que o lula só está se dando bem na área econômica porque o mundo inteiro vive um momento favorável...

Ricardo disse...

Tenho informação de que pesquisas qualitativas não abonam a alegada - pelo PFL – incompetência de Lula. Ou seja, o povão nota que temos um bom governo.