quinta-feira, junho 22, 2006

Desemprego cai em todo país; renda do trabalhador tem alta de 7,7%

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (22) revela que a taxa de desemprego caiu em todo o país no mês de maio. O levantamento apontou queda de 0,2 ponto percentual em relação a abril, ficando em 10,2% da população economicamente ativa do país.

O quadro é de estabilidade na comparação com maio do ano passado, quando foi verificada a mesma taxa de desocupação.

Por outro lado, houve aumento no rendimento médio real dos trabalhadores (descontada a inflação). O valor passou de R$ 1.012,50 em abril para R$ 1.027,80, em maio.

A alta é de 1,3% em relação ao mês passado, mas chega a 7,7% na comparação com o mesmo período de 2005. Este é o décimo primeiro mês consecutivo em que a variação anual dos rendimentos é positiva.

A pesquisa mostra que também cresceu o número de pessoas trabalhando com carteira assinada no setor privado. O aumento foi de 6,7% em relação ao número apurado em maio do ano passado. Houve alta em cinco das seis regiões pesquisadas.

O número de pessoas ocupadas em serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira registrou crescimento de 6,3% na comparação com o mesmo mês de 2005. Em relação a abril, a taxa ficou estável.

A Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE mede a relação entre ao mercado e a força de trabalho no país. O levantamento é realizado mensalmente nas seis principais regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte. São consideradas desocupadas as pessoas que estavam sem trabalho, disponíveis, e tomaram alguma atitude para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à entrevista.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Pedala, picolé de chuchu, pedala!