sexta-feira, maio 19, 2006

Farmácia Popular

Hoje, uma colega que não perde a oportunidade de esculhambar o governo, repetindo como um papagaio algumas besteiras bombardeadas pela mídia, veio nos contar, maravilhada, a novidade que descobriu:

– Gente, é impressionante! Os remédios para diabetes que minha mãe tem que comprar todo mês custam 26 reais! Descobri que existe uma tal farmácia popular que o mesmo remédio, o mesmíssimo, com a mesma marca, sai a 2 reais! DOIS reais! É muita diferença! E nem precisa ir longe, não, tem na araújo, na droga raia, é só mostrar a receita!

O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, disponibiliza medicamentos a baixo custo, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, e assim reduzir o número de pessoas que abandonam o tratamento por causa do custo dos remédios. A economia média é de 85%. Além disso, o usuário recebe atendimento personalizado do farmacêutico e diversas orientações sobre cuidados com a saúde. Para adquirir os remédis a baixo custo, basta o usuário apresentar uma receita médica ou odontológica, de rede pública ou particular, contendo medicamentos disponibilizados pelo Programa, em qualquer drogaria conveniada.

O que eu não consigo entender é como tantas pessoas têm tanta facilidade em sair repetindo críticas sobre assuntos que nem entendem direito, e tanta dificuldade para reconhecer benefícios inegavelmente presentes na sua própria vida!

Um comentário:

Ricardo disse...

O pior é uma certa esquerda resistir, dizendo que o FarmPop contraria o princípio universalista do SUS, pelo qual tudo deveria ser de graça. De fato, nos postos – pra quem está inscrito – os medicamentos principais são! Mas, às vezes, o cidadão tem de PAGAR um buzum pra chegar no Posto de Saúde. É aí que entra o FarmPop. Pra economizar passagem, pois agora está em toda esquina, com o convênio feito com as drogarias.