sexta-feira, maio 26, 2006

Educação é o destaque do programa do PT

O programa nacional partidário do PT, exibido em rede de rádio e TV nesta quinta-feira, 25/05, foi inteiramente focado na educação, que segundo o presidente, é a única forma de reduzir ao máximo as injustiças e desigualdades no país.

Foi mostrado muito do que já foi feito neste sentido durante o governo do PT: o Bolsa-Família, que já atende 9 milhões de famílias e condiciona a bolsa à permanência dos filhos na escola; os investimentos em transporte escolar, que chegaram a R$ 570 milhões e atendem a 3,3 milhões de alunos; a ampliação da merenda escolar; a distribuição de 12,5 milhões de livros didáticos, inédita na história do país.

Segundo o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, cuidar da educação é construir em bases sólidas e sustentáveis o futuro do Brasil, e governo do PT começou a corrigir erros históricos, investindo até para que centenas de jovens pobres tenham acesso à universidade.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, criticou a opção dos governos anteriores por focar em ensino fundamental, deixando de lado a educação infantil, o ensino médio e superior. Segundo ele, essa opção prejudica as universidades e alimenta a carência de bons professores.

O governo federal está construindo 10 novas universidades, 40 novos campi e contratando 5.000 professores para as universidades federais. Nos próximos anos, as vagas vão dobrar para 250 mil. Com o ProUni, 200 mil estudantes carentes passaram a estudar em universidades privadas e, em dois anos, o Programa beneficiará 400 mil jovens.

"Há mais recursos para a universidade, mas também há uma tentativa de levar essa realidade para o interior, recuperando a estrutura das instituições, com mais laboratórios, mais livros e mais vagas", diz Paulo Speller, reitor da Universidade Federal do Mato Grosso. "Este governo está fazendo uma importante diferença. Nossa expectativa é de que isso continue nos próximos anos."

O programa ainda falou da ampliação do Fundef para o Fundeb, dos Consórcios da Juventude, do Jovem Empreendedor, do Pronaf Jovem e do Agente da Juventude, entre outros.

O líder do PT no governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), lembrou também que agora, é a vez de investir nos professores.

Ao final do programa, o presidente Lula indica um dos motivos da escolha do tema: "o custo mensal de um preso chega a ser 10 vezes mais alto que o custo de cada aluno no ensino fundamental. Não há investimento melhor e de retorno mais rápido e garantido do que o em educação", afirma o presidente. Para ele, ainda há muito a fazer. "Cada jovem que tem condições de se especializar é um subempregado a menos no futuro", lembra. "Meu compromisso, antes de tudo, é com os que mais sofrem".

Nenhum comentário: