sábado, novembro 18, 2006

Diogo Mainardi e Editora Abril condenados a indenizar Mino Carta

(Do portal Comunique-se)

O colunista Diogo Mainardi e a Editora Abril, que edita a Veja, revista em que a coluna de Mainardi é publicada, foram condenados a indenizar o jornalista Mino Carta, diretor de redação da revista CartaCapital, em R$ 35 mil por danos morais. A condenação foi imposta pela juíza Camila de Jesus Gonçalves Pacífico, da 1ª Vara Cível de Pinheiros, São Paulo. A defesa de Mainardi informou que vai recorrer.

Mainardi escreveu em sua coluna que Carta era pago pelo empresário Carlos Jereissati para editar reportagens contra Daniel Dantas, comparando o jornalista a políticos mensaleiros. O colunista afirmou ainda que em CartaCapital há mais anúncios do governo do que da iniciativa privada, o que caracterizaria dependência.

Os argumentos dos advogados de Mainardi são que ele emitiu sua opinião, sem intenção de ofender. "Além disso, os artigos representam o direito à liberdade de informação, sendo que a crítica inspirada pelo interesse público, não constitui abuso, nos termos do artigo 27, VIII, da Lei de Imprensa", sustentou a defesa.

A juíza não aceitou a argumentação. "O exercício da liberdade de pensamento e de opinião também exige o cumprimento do dever de veracidade, que não se confunde com a verdade real, mas pressupõe uma conduta diligente", afirmou.

O pedido original de indenização estendia o benefício à Editora Confiança, responsável por CartaCapital, porém a pretensão foi negada. A justiça também negou o pedido de publicação da sentença na coluna de Mainardi.

***

Obviamente esta é uma boa notícia – ainda há alguma justiça nesse país. Mas fica impossível, neste momento, não fazer a comparação: acusações levianas como as Mainardi, baseadas apenas em suposições retiradas de seu próprio suvaco, merecem a pena de uma multa num valor irrisório para a Editora Abril, mas uma constatação inequívoca feita pelo sociólogo Emir Sader, baseada em uma frase de conhecimento público proferida pelo senador Bornhausen, merece a pena de cadeia e demissão??? Realmente, não dá para entender!

Nenhum comentário: