terça-feira, agosto 07, 2007

Um pouco de lucidez em meio ao caos — da mídia

Vendo as inúmeras manifestações que circulam na internet sobre a crise aérea, nos perguntamos: será que tanta gente assim também se deixou enganar por essa conversa pra boi dormir que quer fazer a gente acreditar que o nosso país piorou com Lula no governo? Tudo bem que um país se engane uma vez, como foi com o Collor, mas desta vez Lula foi reeleito. Tantos não poderiam estar errados, não é mesmo?

Ao receber mais um desses contundentes textos, em forma de "desabafo" de um comandante (que estava no Oriente Médio e soube do acidente da TAM pela CNN), resolvemos responder ao remetente (ou "repetinte").

Essa revolta quase histérica é fruto da influência que exerce a opinião de meia dúzia de empresários do ramo de comunicação, que publicam as Vejas da vida e tratam a classe média como "Homer Simpson", como é o caso do Willian Bonner, do JN. Fazem mesmo a cabeça de quem lê pouco, conhece pouco a história do país e que ainda não viu
a vantagem para si da estabilização DE FATO do Real, do pagamento da dívida, da redução da miséria (7 milhões de famílias deixaram a miséria em 4 anos!), da crescente capacidade de compra e de participação política dos pobres...

Temos trocentos números, testemunhos de vida, testemunhos políticos, análises de gente daqui e de fora, das universidade, de governos outros que não o nosso - para atestar que NÃO SOMOS precisamente o que afirma um dos "desabafantes", "respaldado" pela autoridade de comandante, mas lunático ao afirmar que somos "um país sem identidade política, sem atitudes cívicas e de cidadania, sempre pensando em nós mesmos e nunca no próximo." Nada mais falso. Nada mais forçado. Isso é desconhecer o que a nossa geração e a seguinte fizeram nos últimos 20 anos...

Tampouco é lícito esses mequetrefes dizerem que o presidente nos envergonha. Nós do VOTOLULA, particularmente, (e uns 63 milhões de brasileiros recém consultados sobre o assunto) temos orgulho de ter nosso país governado por um "prático", uma pessoa honesta, que com muita habilidade política tem levado o país a crescer novamente, solucionando problemas que, sim senhores, "nunca na história deste país" foram resolvidos, por incompetência.

Lembrem-se do último sociólogo no poder, por exemplo. Lembrem a merda que deu: em nome de equacionar a dívida, vendeu - mal e porcamente vendido, esse é o problema - o patrimônio público, para, segundo ele, diminuir o estado, porque, segundo ele, o estado era grande e gastava mal... No final da história, o doutor não fez nem uma coisa nem outra: multiplicou por 10 a dívida e os setores mal privatizados avançaram sobre a pobre renda do brasileiro. Ou vocês acham as tarifas de celular e elétrica baratas?

O tal comandante já fez a investigação dele, ele certamente já leu e degravou a fita e os dados da caixa-preta e tudo mais e já conseguiu o que o Cenipa - responsável oficial pela investigação - ainda não nos forneceu, que é uma versão consistente para o triste acidente, embasada em fatos (e não em especulações alçadas à condição de verdade).

Quanto a deixar o comando do país na mão de políticos da base de sustentação do governo, é natural que, vencidas as eleições, o presidente do PT governe com gente do PT e dos partidos que apoiaram. Quanto a os chamar de assassinos, a vontade é de meter um processo nele pedindo para provar o que diz. A propósito, há uma revista dizendo que o acidente foi culpa do piloto. Como ficará a extensa argumentação desse sem-moral se isso for verdade? Vai continuar chamando o Lula de assassino?

Quanto a falar de incompetência, é e não é, TEM RAZÃO E NÃO TEM AO MESMO TEMPO. O crescimento do país é um fato. O aumento do poder de compra é outro fato. A incapacidade dos poderes públicos de acompanhar o crescimento da malha aérea é outro fato. Todos eles são de competência do governo. Mas a liberalização do mercado, que provocou a concentração em Congonhas, não. É mais antiga. O governo errou feio por não ter mexido nisso - nos interesses todos ali - antes.

Na nossa modesta opinião, partidarizar o debate sobre o acidente (notem, falamos do acidente, não da crise aérea) é - isso sim - de uma irresponsabilidade que beira à má-fé.

Quanto à corrupção, vamos dar graças a Deus (e ao governo do PT, do Lula) porque atualmente a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, com o Ministério Público independente e as CPIs de quebra, todos existem e podem funcionar com liberdade, podem investigar e mandar ver contra! Mas isso, repetimos, também é de competência deste governo - é inédito e foi sob o governo do presidente Lula (e não de outro) que se fez!

Por fim, o sujeito que escreveu tanta besteira deve estar muito mal informado sobre o que se passa no país (lembrem-se de que ele ficou sabendo do acidente pela CNN...), para estar tão desesperançoso. Esqueceu-se de que fazia 20 anos que não havia crescimento, não havia ambiente de investimentos nem confiabilidade externa, não havia planejamento estratégico, não havia responsabilidade cambial e que não havia ganho salarial para 86% das categorias, não havia reajuste para funcionalismo público, não havia crédito, não havia juros tão baixos, não havia lei de pequena e micro empresa, não havia investimento em infra-estrutura, não havia tratamento de dente para pobre de graça pelo SUS, não havia SAMU...

Então, pra terminar: o Lula fez uma declaração à imprensa 4 horas depois do acidente, por meio do porta-voz. Um pronunciamento à nação, medidas drásticas, mudança do ministro etc. Em 22 de junho, os amotinados do controle aéreo tinham sido afastados. Que mais precisa fazer? Quem souber, mande para nós, vamos publicar e espalhar. E ainda vamos dizer que "tava demorando".

5 comentários:

Anônimo disse...

A pergunta é: você é só burro ou é funcionário público com "carterinha do PT"? Se a resposta for a primeira, dá pra perdoar, afinal nem todo mundo tem noção do que acontece nos bastidores do país...se a resposta for a segunda, toma vergonha na cara e arrume um emprego de verdade. Declaração por porta-voz? Ridículo! Lulla só foi reeleito porque compra 48 milhões de votos com o bolsa-miséria, ou seja, na verdade esse mentiroso-mor teve pouco mais que 9 milhões de votos espontâneos (o que deve corresponder ao número de "burros" ou "carterinhas do PT" espalhadas pelo país...bom, na verdade nem sei porque eu entrei nessa porcaria de página...perdi meu tempo escrevendo para um ignorante ou oportunista...

Clarice disse...

diante da exposição de tantos pontos positivos, sua crítica mais grave é em relação ao porta-voz?

deve ser por falta do que dizer em relação ao restante, né? contra FATOS indiscutíveis, só te restou distribuir agressões vazias e anônimas! bem típico dos covardes...

e você ainda acha que os burros somos nós?

Anônimo disse...

sinceramente, dediquei-me a ler alguns artigos do site de vcs... mas fiquei bastante decepcionado... Elite branca ? Que coisa mais arcaica.. Estou desempregado e não culpo a 'elite do labo mau' por causa disto. Culpo a mim mesmo por falhas de decisão. Dividir as coisas em certo e errado, baseado em política emotiva é algo no mínimo.. pueril. Prefiro análises técnicas, baseadas em dados consistentes e de diversas fontes (de todas as instituições com credibilidade). FATO: o Brasil cresce muito pouco. FATO: temos denúncias de crimes administrativos na esfera federal todas as semanas. FATO: o milagre do crescimento não aconteceu. FATO: a Argentina tem 27% da população com ensino superior, o Brasil tem menos de 7%. FATO: a carga tribultaria brasileira cresceu muito neste governo. FATO: a evasão escolar aumentou e os indices de qualidade de ensino cairam (ensino fundamental). FATO: os gastos administrativo do governo aumentaram muito. FATO: os gastos de gabinete do presidente não são divulgados com detalhes, no SIAF apenas conta o valor e no máximo, que o pagamento foi vinculado a gastos com cartão de crédito. FATO são efetivamente mais relevantes que fatores emotivos. Não defento este ou aquele governo, mas sendo um profissional da aréa técnica, me concentro em dados concreto.. e estes demostram que o atual governo deixa bastante a desejar.

Gostaria de dar uma sugestão a vcs, com o objetivo do blog se tornar mais transparente. Retirem a moderação do envio de comentários.

Clarice disse...

Prezado anônimo, vamos por partes:

Elite branca ? Que coisa mais arcaica.

Usamos o termo por inspiração de Cláudio Lembo, do PFL de SP. Fato: o termo descreve uma parte importante de nossa elite, que defende seus privilégios e pouco se lixa para o que se passa entre os se situam "no andar de baixo", como se diz.

Estou desempregado e não culpo a 'elite do labo mau' por causa disto. (...) Prefiro análises técnicas, baseadas em dados consistentes e de diversas fontes (de todas as instituições com credibilidade).

Concordamos com vc, amigo. O artigo em tela é um tanto emocional mesmo. Dê o devido desconto, pois estamos neste embate há uns 25 anos... Esperamos que vc arrume um emprego. Este ano, de janeiro a agosto, o país já criou um milhão e 200 mil novos postos com carteira assinada, o mesmo número do ano de 2006 inteiro. Fato. (e boa sorte)

FATO: o Brasil cresce muito pouco.

Sim. Seria legal vc explorar as causas, os responsáveis, o modelo econômico que foi contruído ao longo de gerações para que isso se tornasse esta realidade. Seria legal também fazer a devida justiça ao governo Lula, que levou o país a crescer mais um tiquinho do que antes e a ter criado um programa dedicado a "fazer crescer", que é o PAC. Fato.

FATO: temos denúncias de crimes administrativos na esfera federal todas as semanas.

Mérito das instituições que as acolhem, mérito da sociedade, mérito do governo que tem reforçado os instrumentos de vigilância, a exemplo da PF. Fato.

FATO: o milagre do crescimento não aconteceu.

Milagres não há. Nem foram prometidos. O espetáculo foi prometido, não foi cumprido. Fato.

FATO: a Argentina tem 27% da população com ensino superior, o Brasil tem menos de 7%.

Sugerir reponsabilidade da atual administração é - isto sim - irresponsabilidade. Fato.

FATO: a carga tribultaria brasileira cresceu muito neste governo.

Não é verdade. Não é fato. Não é possível demonstrar. Não foi criado nenhum novo imposto. Várias desonerações importantes foram feitas em setores estratégicos. Fatos, não palavras, por favor!

FATO: a evasão escolar aumentou e os indices de qualidade de ensino cairam (ensino fundamental).

Fato: a oposição sabotou a votação do Fundeb, que multiplica os recursos para a educação. Fato: o governo criou o PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, que foi elogiado pela oposição e por organismos internacionais por ser baseado em diagnóstico preciso e por propor metodologias eficazes e eficientes para enfrentar o problema, junto com os demais níveis de governo que têm responsabilidade solidária por este problema estrutural e histórico do país.

FATO: os gastos administrativo do governo aumentaram muito.

É que agora, hay gobierno.

FATO: os gastos de gabinete do presidente não são divulgados com detalhes, no SIAF apenas conta o valor e no máximo, que o pagamento foi vinculado a gastos com cartão de crédito.

Em qualquer país do mundo, os gastos da chefia de governo são assuntos de segurança nacional, mas submetidos, como são aqui, a parâmetros determinados pelo Tribunal de Contas. Fato: não há nem imoralidade, nem ilegalidade em nada.

FATO são efetivamente mais relevantes que fatores emotivos. Não defento este ou aquele governo, mas sendo um profissional da aréa técnica, me concentro em dados concreto.. e estes demostram que o atual governo deixa bastante a desejar.

Fato: este governo é melhor do que o anterior em todos os sentidos. Fato: não é o ideal, pois não existe resultado ideal em política. Outro fato: Lula é o presidente mais identificado com o povo sofrido deste país. Fato: seu governo se dedica prioritariamente a resgatar as dívidas que a sociedade brasileira acumulou com sua gente mais pobre.

Gostaria de dar uma sugestão a vcs, com o objetivo do blog se tornar mais transparente. Retirem a moderação do envio de comentários.

Fato: tem gente, amigo, que usa a tribuna democrática pra desrespeitar as pessoas, o que não é absolutamente o seu caso. Tenha certeza de um FATO: não há censura aqui, por decisão editorial dos proprietários do blog. Volte sempre, sua contribuição é um favor.

Clarice disse...

Em tempo:

Com relação ao crescimento econômico, é bom lembrar que, ainda que seja pequeno, é a primeira vez que o país tem ao mesmo tempo um período de crescimento contínuo com inflação baixa, com aumento real do salário mínimo e ganho na renda geral do trabalhador... São FATOS.

Lembremos que ao final deste governo teremos 10 novas universidades federais, 48 novas extensões universitárias, e mais que dobrado o número de escolas técnicas (140 desde a proclamação da República, mais 164 feitas por Lula!), além de quase meio milhão de jovens pobres ingressando no ensino superior por meio do ProUni. Novamente, eis os FATOS, com vc pediu.