terça-feira, julho 24, 2007

o que falta para a mídia brasileira é sexo!

Recebi por e-mail um texto interessante, que mostra o ponto de vista de um renomado psiquiatra suíço em relação às últimas do noticiário brasileiro. Sob o formato de matéria jornalística, o texto se apresenta como resultado de uma entrevista com o tal doutor Heinz Von Achlochstrecher. O doutor é fictício e o "nobel de psiquiatria" que ele teria recebido sequer existe, mas o conteúdo do seu discurso é ótimo e a sua argumentação é coerente e faz pensar. Publico, então, a seguir – ciente de que o Dr. Achlochstrecher é um personagem, mas apostando que não faltarão psiquiatras "de verdade" para concordar com suas afirmações:


"Midia brasileira é obsessiva", afirma psiquiatra alemão pai do "Geburtschaf"
(Fernando Carvalho, da EFF, Madrid)


"Toda a obsessão é um mal da mente. Nesta nova viagem que faço ao Brasil encontro os jornais brasileiros ou melhor, seus chefes de redação, acometidos de uma moléstia mental coletiva que beira a obsessão".

"Tudo, absolutamente tudo, para eles é culpa do presidente do país."

Rindo bastante hoje pela manhã, entre uma caipirinha e outra, foi assim que Heinz Von Achlochstrecher, 79, famoso psiquiatra suíço, radicado na cidade de Ulm na Alemanha, comentou as noticias que leu nos jornais de hoje, no hall do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, onde está hospedado em visita de férias ao Brasil.

"Essa história do assessor do Lula que foi filmado fazendo gestos obscenos, por entre as cortinas de seu próprio escritório, é um caso raro."

Para o psiquiatra, autor de vários best-sellers como "Eu quero que o mundo seja assim" e "Nicolau, agora pára com isso e larga do meu pé", ter a imprensa ligado a cena dos gestos obscenos ao anuncio de que um avião tinha apresentado problemas mecânicos, sem haver um áudio comprovando isso, é absolutamente doentio.

"A obsessão por culpar o presidente por tudo expõe esses jornalistas ao ridículo".

"Depois de passar três dias inteiros de manhã à noite culpando o governo pela falta de umas ranhuras que só 5 pistas de aeroporto possuem em todo o país, a mídia, em vez de fazer auto-critica quando o vice-presidente técnico da TAM revelou que o avião estava com o reverso desligado no momento do pouso, sai como louca em busca de uma nova imagem sensacionalista para desviar a atenção do público para a mentira que repetiu setenta e duas horas seguidas, sem descanso, sobre as tais "ranhuras indispensáveis", afirmou o Prêmio Nobel de Psiquiatria de 1988.

"Podia ser o Lula tirando meleca. Podia ser Dona Marise, limpando o sapato depois de pisar em cocô de um dos cachorrinhos do presidente. Podia ser qualquer coisa, contanto que desviasse a atenção. Quis o destino que fosse o tal assessor, fazendo 'top-top' atrás da cortina do seu escritório...

Então, desce o pano rápido e vamos de assessor! Escondam imagem do avião correndo a velocidade três vezes a normal na pista. Escondam essa história de reverso quebrado e desligado. Mostrem o Marco Aurélio fazendo top-top, rápido!

Sinceramente, eu gostaria de perguntar aos 'barões da mídia' e seus cúmplices: quem vocês acham que ainda acredita em vocês? Vocês não têm medo de perder completamente o que lhes restou de credibilidade?

Esse caso parece a versão do capitalismo que nos irradiava dia e noite a televisão da ex-RDA (Alemanha Oriental). Tudo para eles era culpa do capitalismo!"

Disse Von Achlochstrecher que no Brasil a censura é muito mais forte do que sob o comunismo soviético, pois aqui as chefias de redação usam métodos empresariais para exercer a censura, que são muito mais eficientes do que os velhos censores estatizados e burocráticos.

Mandar cinegrafistas ficar nas janelas do Palácio do Planalto filmando as janelas dos escritórios para pegar alguém coçando prurido anal, o buraco do nariz ou da orelha é uma atitude que denota absoluta falta de controle emocional e uma obsessão que pode ser contagiosa.

Comendo uma casquinha de siri, abraçado com uma jovem afro-descendente e vestido com a camisa do Flamengo, o velho psiquiatra termina a entrevista desafiante: "Em vez de obsessão por Lula, esses jornalistas deveriam transformar toda essa energia em obsessão saudável pelo sexo oposto, como essa que me faz correr 45 minutos todos os dias e ainda dar conta da Licimara, que vive comigo em Berlin há quase cinco anos... todos os dias!"

13 comentários:

duda ferreira disse...

Ola, estive procurando a fonte deste artigo e no site da EFF madri nao há nenhuma materia associada a fernando carvalho ou qualquer coisa sobre o presidente lula. alguem pode me ajudar informado de onde veio este artigo?

Clarice disse...

duda, como eu disse, recebi por e-mail. perguntei a quem me mandou e ela disse ter recebido do próprio fernando carvalho.

mas como também não achei nada sobre o artigo na internet, nem sobre o médico, não existe nobel de psiquiatria e acho muito improvável um psiquiatra suíço de quase 80 anos ter uma esposa mulata, usar camisa do flamengo e tomar caipirinha com casquinha de siri de férias no rio, eu presumo que seja ficção.

de onde vem eu não sei, publiquei porque concordo com tudo que o "psiquiatra" diz... :-)

duda ferreira disse...

ok clarice, valeu pelo comentario, so faltou colocar o aviso que era ficcao antes da primeira publicao, pq ja estao colocando isso em outros blogs ( veja http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2007/07/nobel-alemo-de-psiquiatria-prescreve.html)
como se fosse verdade... e se estamos falando em credibilidade, temos que tomar cuidado para nao causarmos a falsa impressao de verdade de um texto fake.

Clarice disse...

concordo com você, duda, por isso que quando EU publiquei, eu avisei antes, está lá, no primeiro parágrafo.

quanto aos outros, infelizmente, está além da minha alçada...

Jesus disse...

É caô!

Clarice disse...

não é "caô", amigo, é FICÇÃO, coisa bem diferente. e isso está muito bem explicitado no post. leia antes de mandar besteira.

Jesus disse...

Ficou brabinha, foi? Tu até tens um grau de honestidade, o ficcionista também - porque é inverossímel, mas a maioria dos divulgadores desta ficção, não! Até o saite do Sindicato dos Jornalistas do DF?!?!? Ou seriam ingênuos!!! É, é uma ficção que quer explorar a ingenuidade das pessoas. Tal como os obsessivos do outro lado!

Jesus disse...

..."ok clarice, valeu pelo comentario, so faltou colocar o aviso que era ficcao antes da primeira publicao"(sic) ...

Clarice disse...

"concordo com você, duda, por isso que quando EU publiquei, eu avisei antes, está lá, no primeiro parágrafo."

EU avisei desde a primeira vez que EU publiquei. se ele leu antes em outro lugar que não avisava – o que fica bem claro no primeiro comentário dele – não é problema meu.

ai, Jesus (não você, o Outro), não fiquei "brabinha"! apenas acho chato responder coisas que já estão respondidas, mas que o reclamante não leu, geralmente pq já chega com o intuito de reclamar, não importa o que esteja escrito.

reparou que você está me atacando porque eu fiz certo quando tantos fizeram errado? vá reclamar com eles!


pelo menos você mesmo reconheceu que os obsessivos do outro lado exploram a ingenuidade das pessoas, isso já é um grande avanço!

Wilson disse...

Relaxa e goza Lulla...

As vaias são pra você!!!



RELAXA E GOZA!!

Jesus disse...

Clarice, essas, sim - me parece - , merecem ser reproduzidam. Reproduzidas, não, porque o Terra é adepto do copyright. Mas, ao menos, vinculadas, lincadas:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1803758-EI6578,00.html
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1794531-EI6578,00.html

Quanto ao dr. Heinz, penso que há certas ocasiões - se não em todas - que divulgar uma coisa desse gênero, mesmo com todas as ressalvas, não acrescenta nada de útil. É a mesma coisa que ficar contando piada de português, negro, loira, deficiente, e dizer: olha, é só uma piada, vejam! é só uma piada... não me levem a sério.

Já votei no Lula e já não votei no Lula. E mesmo que eu nunca tivesse votado e mesmo que não volte a votar nele, só porque alguém faz uma observação ou crítica - não pelas tuas ressalvas - mas porque engrossaste a divulgação da mentira (ou ficção - os rótulos a gente escolhe), não podes achar que quem comentou é inimigo. A menos que você queira ampliar o universo dos inimigos e adversários... Mas, mesmo assim, eu, pessoalmente, não aceitaria a provocação...
A propósito, eu não reconheci... Isto é coisa que, modestamente, sempre tenho percebido... Eu não me decepciono com eles porque deles não espero nada diferente. Nem me surpreendo. Mesmo quando contam verdades - contar verdades legitima algumas mentiras...
...mas me surpreendo e me decepciono com outras coisas. Não seria natural, se não fosse assim.

Jesus disse...

P.S.: Clóvis de Barros Filho e Cláudio Lembo existem. E as matérias têm aparência de verdade...

Anônimo disse...

01 - nao existe premio nobel de psiquitira

02 - nao existe "Geburtschaf"

03 - esse psiquiatra de quinta provavelmente nem existe

essa esquerdalha eh comedia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk