segunda-feira, junho 19, 2006

Luz para Todos já beneficia 3, 3 milhões de pessoas no campo

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O programa Luz para Todos, do governo federal, já beneficia 3,3 milhões de pessoas no campo em todo o país, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa semanal de rádio Café com o Presidente. Ele afirmou que participará hoje (19) da chegada do programa à comunidade Paiaiá, no município de Santo Estevão, na Bahia.

Criado em 2004, o programa tem como meta atender 10 milhões de pessoas no meio rural até 2008. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que participou do programa de rádio, o Luz para Todos deverá atingir cerca de metade da meta até o final deste ano. A ligação elétrica nas casas é gratuita e os beneficiados recebem três pontos de luz e duas tomadas. O programa gasta, em média, R$ 5.300 com cada ligação. "Tem sido uma festa quando chegamos e vemos a alegria das pessoas que a partir dali podem refrigerar sua alimentação", ressaltou Rondeau.

O presidente Lula lembrou que viveu em uma casa sem luz elétrica até os sete anos de idade e que sabe o significado da chegada da energia. "Uma pessoa que vive com um candeeiro, de repente ela recebe luz elétrica. Ali ela pode ter uma geladeira, pode ter um rádio, pode ter uma televisão, pode ter uma casa de farinha, pode ter uma melhoria substancial na qualidade de vida dela", disse Lula.

Questionado pelo presidente sobre os avanços nas comunidades atendidas pelo Luz para Todos, o ministro Silas Rondeau destacou que muitas famílias estão acompanhando pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol devido ao acesso à energia elétrica. "Quantas e quantas famílias estão vendo pela primeira vez, tendo condições de ver os jogos do Brasil. Isso acontece em comunidades quilombolas. Está acontecendo em comunidades indígenas. Essas comunidades dificilmente teriam a oportunidade de estar tendo acesso a isso".

Para ter acesso ao programa, o pequeno agricultor deve fazer uma solicitação à empresa de energia responsável pelo fornecimento na área onde vive.

Um comentário:

Clarice disse...

valeu a dica!

Lula vence em todas as regiões do RN

A intenção de voto para presidente da República também foi averiguada pela pesquisa da Consult. O presidente Lula lidera com uma vantagem absoluta em todas as regiões do estado, obtendo 60,53% das intenções de voto. O candidato do PSDB, ex-governador Geraldo Alckmin, tem 16,94% das intenções de voto. A senadora Heloísa Helena (P-Sol) tem 3,94% e o candidato do Prona, deputado Enéas Carneiro, tem 2,12%.

O senador Cristóvam Buarque (PDT) aparece com 0,47%. Outros candidatos, não especificados na pesquisa, somam 0,29%. O número de indecisos com relação à campanha presidencial é de 9,53%, e os que dizem que não pretendem votar em nenhum dos candidatos somam 6,18%.

Quando analisadas as diversas regiões do estado, em algumas o presidente Lula chega a ter mais de 70% das intenções de voto. Na região Central/Potengi o presidente tem 73,3% da preferência; na região Oeste, 72,7%. O desempenho menos expressivo de Lula é registrado em Natal, onde ainda assim ele tem mais da metade das intenções de voto, chegando a 51,8%.

O resultado amplamente favorável nas intenções de voto reflete a aprovação da administração federal. Quando perguntados se aprovam ou desaprovam o governo Lula, 70,6% dos eleitores respondem que aprovam, enquanto que 23,1% desaprovam. Um percentual de 6,3% declara não ter opinião formada sobre a questão.